BLOG


Contratar um arquiteto é investimento e não custa caro

15-08-2016 15:55:35 pm

 

Muitas pessoas acreditam que contratar um arquiteto é mero luxo e que custa caro demais. Mas um profissional de arquitetura é fundamental para que a casa dos seus sonhos não se transforme em pesadelo.

 

O custo de um projeto de arquitetura é mais acessível do que se pode imaginar. Em média, o preço varia entre 5% e 12% em relação ao valor total da obra, que pode oscilar de acordo com alguns fatores: tipo da obra (comercial ou residencial), complexidade, dimensões, localização, volume de trabalho, serviços contratados com o escritório e com terceiros etc. Isso ocorre, porque há diversas formas de um escritório cobrar pelo serviço. Pode ser por metro quadrado, por horas de trabalho ou mesmo por percentual sobre o orçamento da construção, por exemplo.

 

Sendo assim, o tipo de obra influencia diretamente no valor a ser cobrado, pois construir uma casa nova, do início, costuma ser mais barato do que reformar. Normalmente, as áreas pequenas são mais complexas e podem elevar um pouco o preço, mas tudo depende de conversar com seu arquiteto de confiança, pois é este profissional que vai sugerir o que é melhor para o seu projeto.

 

Em alguns casos, inclusive, dispensar o apoio de um profissional pode encarecer a obra em até 30% por conta de erros (que geram retrabalho, atraso e desperdício de material), demorar o dobro para ficar pronta e ainda correr o risco de desvalorizar o imóvel por não contar com as soluções estéticas e funcionais que a arquitetura proporciona.

 

Por isso, o trabalho de um arquiteto vai muito além de estética. É uma questão de custo/benefício positivo, em que seu dinheiro será bem investido, com mais garantias de sua obra ser entregue no prazo, sem dor de cabeça e sem gastos desnecessários.